top of page

PROPOSTA PEDAGÓGICA

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O Conhecimento é o elemento básico a ser trabalhado na educação, por ser o centro norteador da prática pedagógica. Está vinculado à ética, às atitudes e aos valores que atendem ao compromisso filosófico da escola, isto é: à formação do ser e do conviver – aspectos que humanizam e dão significado ao conhecimento científica. 

piaget_vygotsky2-1.jpg

Jean Piaget e Vygotsky 

Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista.

O termo socioconstrutivismo (ou, como preferem alguns especialistas, sociointeracionismo) é usado para fazer distinção entre a corrente teórica de Vygotsky e o construtivismo Jean Piaget. Os dois autores são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.

De acordo com Jean Piaget – biólogo, psicólogo, filósofo e fundador da epistemologia genética, ciência que estuda o conhecimento segundo sua origem e posterior desenvolvimento –, o conhecimento acontece quando o sujeito interage com o objeto do conhecimento, que poderá ser do meio físico ou social. O novo conhecimento implica a assimilação das vivências ocorridas no processo de interação. Essa assimilação provoca conflitos cognitivos, pois traz consigo algo novo

Construtivismo significa "a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais.

Vygostsky e seus colaboradores destacam a linguagem, em suas relações com o pensamento, como meio principal de transmissão cultural. É preciso que o sujeito aprenda e integre, à sua maneira de pensar, o conhecimento da sua cultura.

PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS

O ser humano é um ser aprendente/ensinante, portanto, sujeito e autor de sua história. No processo de ensino e aprendizagem, uma das questões vitais para que os objetivos educacionais sejam alcançados é a relação professor-aluno, que deve ser sadia, equilibrada, afetiva e profissional. A relação entre professor e aluno proposta pela Escola Jean Piaget é de parceria, na qual o aluno envolve-se de forma consciente, contribuindo com o sucesso do professor e o professor faz o mesmo em relação ao crescimento dos alunos. 

(61) 3618-2325    •

bottom of page